Como usar - Atlas Digital da RML                                                                               

como usar

Acesso às informações geoespaciais

Trabalhamos com duas formas de acesso para o usuário final do Atlas Digital da RML: a primeira são os aplicativos WebGIS temáticos, que você pode acessar aqui e aqui. Note que nestes aplicativos, a listagem das camadas é fixa e não pode ser alterada. Trata-se de uma visualização interativa, mas que não permite ao usuário final adicionar, remover ou personalizar as camadas de informações.

Pensando em usuários que desejam utilizar as informações geoespaciais aqui disponíveis, liberamos o acesso das camadas aos usuários da plataforma ArcGIS Online, nossa segunda forma de acesso. Por lá você consegue criar seus próprios mapas digitais numa interface amigável, adicionar as camadas aqui disponíveis e de outras fontes, personalizar simbologias e desenvolver análises espaciais simples. O acesso é gratuito e para isso, basta criar uma conta gratuita na plataforma.

Instrução: entrar no link "Create an ArcGIS Public Account".

Acessando as informações geoespaciais do Atlas Digital da RML no ArcGIS Online

Após criar sua conta de usuário e efetuar o login, vá em "Mapa" e siga os passos abaixo ilustrados.

Dúvidas frequentes

Como criar uma conta gratuita no ArcGIS?

Acesse o endereço eletrônico arcgis.com > clique em Entrar > clique em Criar uma conta > clique em Create an ArcGIS Public Account > Insira as informações solicitadas, aceite os termos e clique em Avançar > Um link será enviado para o e-mail, abra-o e acesse o link > Insira as informações solicitadas e finalize clicando em Criar conta.

Como alterar o idioma da conta do ArcGIS?

Após o login, no canto superior direito, clique no avatar da conta, em seguida em My settings > em Language, number, and date format, clique em Update > em Language, selecione Português (Brasil) - Portuguese (Brazil) > Save.

Como alterar as unidades de medida da conta do ArcGIS?

Após o login, no canto superior direito, clique no avatar da conta, em seguida em Minhas configurações > em Idioma, número e formato de dados > Unidades > Selecione Métrico.

Como alterar o visualizador padrão de mapa?

Após o login, no canto superior direito, clique no avatar da conta, em seguida em Minhas configurações > em Principal visualizador de mapa selecione a opção Map Viewer Classic.

Como acessar o Mapa?

Após o login, no menu superior clique em Mapa.

Quais são os itens do menu superior do Mapa?

No menu superior do Mapa estão disponíveis os seguintes itens:

  • Detalhes: Exibe as camadas inseridas e suas respectivas legendas.
  • Adicionar: Permite adicionar camadas disponíveis no Meu Conteúdo, ArcGIS Online, Meus Grupos, do Atlas em Tempo Real, camadas da Web (serviços OGS, mosaicos, tiles e requisições REST), de arquivos do computador, ou criar anotações no Mapa.
  • Editar: Permite criar e editar feições geométricas. Além disso, é possível editar dados da tabela de atributos das camadas disponíveis no Mapa ao clicar sobre elas na visualização.
  • Mapa Base: Altera o mapa de fundo (basemap). Estão disponíveis opções de imagens orbitais, imagens com rótulos, OpenStreetMap, além de opções estilizadas.
  • Salvar: Salva o mapa em Meu Conteúdo (Salvar como) e salva as alterações realizadas (Salvar). Atenção: o salvamento das alterações não é automático.
  • Compartilhar: Permite compartilhar o Mapa em modo público, para grupos, em redes sociais, anexar o mapa em um website (HTML embed), nas redes sociais e criar um Mapa da Web (aplicativo WebGIS). 
  • Imprimir: Gera uma visualização que pode ser impressa (em arquivos PDF ou impressoras). Para imprimir, pressione CTRL+P e configure o layout desejado.
  • Medir: Permite medir áreas, distâncias e coordenadas. É possível escolher unidades de medida.
  • Marcadores: Cria marcadores do zoom da visualização.
  • Localizar endereço ou lugar: Localiza endereços usando o Geocoding Service do ArcGIS e itens das camadas disponíveis no Mapa.

Como alterar o basemap (mapa de fundo)?

No menu superior do Mapa, clique na opção Mapa Base e escolha a opção desejada.

Como adicionar camadas do Atlas Digital da RML no Mapa?

No menu superior do Mapa, clique em Adicionar > Pesquisar por camadas > Altere a opção Meu conteúdo para ArcGIS Online ArcGIS Online > no campo de busca, insira a tag AtlasRML e clique em enter. Todas as camadas do Atlas estarão disponíveis. Adicione-as clicando no símbolo +.

Como adicionar camadas públicas de outros usuários do ArcGIS?

No menu superior do Mapa, clique em Adicionar > Pesquisar por camadas > Altere a opção Meu conteúdo para ArcGIS Online ArcGIS Online > busque por tags, lugares ou palavras-chave do seu interesse.

Como adicionar camadas do Atlas em Tempo Real? 

No menu superior do Mapa, clique em Adicionar > Procurar por Camadas do Atlas em Tempo Real. Navegue ou busque por itens do seu interesse. Estão disponíveis mais de 5.000 itens como mosaicos de imagens de diversos sensores, satélites e análises em escala mundial. Para mais informações sobre o Living Atlas of the World, acesse o link.

Como adicionar camadas da Web no Mapa? 

No menu superior do Mapa, clique em Adicionar > Adicionar Camadas da Web > selecione o tipo > insira o endereço da requisição > clique em Adicionar Camada. Podem ser adicionadas camadas:

  • Serviços do ArcGIS Server: Protocolo de requisição de arquivos hospedados no ArcGIS Server;
  • Serviços WMS: Protocolo de requisição Open Geospatial Consortium de mapa online (Web Map Service);
  • Serviços WMTS: Protocolo de requisição Open Geospatial Consortium de mosaicos de mapas (Web Map Tile Service);
  • Serviços WFS: Protocolo de requisição Open Geospatial Consortium de feições geoespaciais (Web Feature Service);
  • Camada de Mosaico: Camadas de mosaico que fornecem contexto geográfico imediato;
  • Arquivos KML: Arquivos Keyhole Markup Language, baseado em linguagem XML, geralmente criados no Google Earth;
  • Arquivos GeoRSS: Arquivos atualizados em tempo real ou em intervalos temporais reduzidos;
  • Arquivos CSV: Arquivos Comma-separated values, ou seja, arquivos com valores separados por vírgulas. Geralmente tabelas criadas com editores de texto simples ou no MS Excel.

Como adicionar camadas do arquivo?

No menu superior do Mapa, clique em Adicionar > Adicionar Camadas do Arquivo. Nesta opção é possível adicionar arquivos:

  • Shapefile: Arquivo ESRI Shapefile é um conjunto de arquivos geoespaciais composto por extensões .shp, .shx, .dbf, .prj e outros;
  • CSV ou TXT: Arquivos de valores separados por vírgula (Comma-separated values, ou CSV) ou de texto simples (TXT) contendo informações geoespaciais;
  • GPX: Formato de arquivo de intercâmbio de GPS (GPS eXchange Format);
  • GeoJSON: Formato de arquivo baseado em JavaScript contendo dados geoespaciais simples e atributos não especiais.

Como adicionar um arquivo shapefile no Mapa?

Os arquivos do shapefile (shp, dbf, shx e prj) devem ser compactados previamente em um arquivo ZIP. Dentro do Mapa, no menu superior, clique em Adicionar > Adicionar camada do arquivo > Clique em Escolher arquivo > selecione o arquivo ZIP para fazer o upload > A depender do tamanho do arquivo e da complexidade geométrica, selecione dentre as opções Generalizar feições para visualização da web (quando as feições forem muito detalhadas, ou seja, com muitos vértices) ou Manter feições originais (quando forem feições mais simples) > Clique em Importar camada. Em seguida, configure o estilo e clique em Concluído.

Como configurar/alterar estilos (simbologia)?

Ao adicionar camadas ou, quando já inseridas, é possível alterar a simbologia (estilos), clicando no ícone das formas geométricas (passando o mouse pelas camadas na aba Conteúdo do menu Detalhes no Mapa). Cada tipo de geometria (pontos, linhas e polígonos) tem suas especificidades de configuração.

Como configurar simbologia de camadas de pontos?

Ao inserir a camada do arquivo

Clique no botão Alterar estilo > Símbolos > Altere os detalhes do ícone em Formato, Preencher e Contorno. Para personalizar ainda mais, em Formato > Utiliza uma Imagem, pode ser realizado upload de um ícone em formato de imagem de tamanho máximo de 120x120 pixels. Escolha o tamanho do símbolo, transparência e largura da linha. Para finalizar, clique em OK > Defina a Transparência geral da camada e a Faixa de Visibilidade > OK.


Quando já inserida no 

Como configurar uma simbologia de camadas de linhas?

Clique aqui e comece a escrever. Veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt.

Como configurar uma simbologia de camadas de polígonos?


Configurando o estilo:

Etapa 1) Escolha um atributo para mostrar

Nesta opção, selecione um campo da tabela de atributos como campo classificador de simbologia. Se desejar apenas visualizar a camada sem classificação de simbologia, selecione a opção Mostrar locais somente.

Etapa 2) Selecionar um estilo de desenho

Se você selecionou a opção Mostrar locais somente na Etapa 1, clique em Opções > Na opção Símbolos, altere o símbolo/preenchimento/contorno/nível de transparência e clique em OK. Altere o nível de transparência geral e a faixa de visibilidade da camada e clique em OK > Concluído.

Etapa 2) Selecionar um estilo de desenho

Se você selecionou um campo da tabela de atributos para classificar a simbologia, escolha dentre as opções Contagens e Quantidades (Cores), Contagens e Quantidades (Tamanho), Local (Símbolo único) ou Tipos (Símbolos únicos).

Contagens e Quantidades (Cores): Em Opções, configure os campos:

Divido por: selecionando um campo da tabela de atributos como atributo divisor do intervalo

Tema: selecione o tipo de escala de cor

Se desejar, altere manualmente os intervalos no gráfico de frequências

Símbolos: selecione a escala de cores

Inverter: é possível inverter a escala de cores

Ampliar: é possível exibir todo o intervalo dos valores do campo classificador > Na opção Classificar Dados, é possível escolher as opções Quebras naturais, Intervalo Idêntico, Quantil e Quebras Naturais com a respectiva quantidade de classes desejadas > Em Classes Completas, é possível arredondar as classes conforme as opções listadas > Em Desenha feições fora de um intervalo ou sem valor, é possível atribuir uma cor para os valores fora do intervalo configurado no gráfico de frequências > Selecione a transparência e a faixa de visibilidade > Clique em OK > Concluir.


Vídeos sobre o ArcGIS Online

Indicamos os vídeos tutoriais do Professor Clibson Santos da Universidade Federal de Alfenas, disponíveis no YouTube, para auxiliar os usuários interessados em explorar o ArcGIS Online.